Como calibrar o seu projector de forma simples!

Como tinha prometido, fica aqui a forma de calibrar o seu projector de forma simples usando o seu Minix com projector!

Em primeiro lugar, se já tem uma superfície de projecção ajustada para o seu projector, pode iniciar a calibração do seu projector de forma simples!

Em primeiro lugar escolha muito bem a localização do mesmo, pois convém ter a altura da base da tela no máximo a 1,40m.

Isto porquê? Porque se tiver de olhar muito para cima torna a visão do filme desconfortável como se estivesse na primeira fila do cinema!

Em segundo lugar porque se o ângulo de projecção não for o correcto poderá ver um clarão na tela.

Se o ângulo de projecção for o errado poderá ter 3 zonas de foco na tela! No centro focado e no topo e no base desfocado, o mesmo poderá acontecer se o ângulo for lateral e não vertical.

Zonas desfocadas apenas lhe deixam com o cérebro e a vista cansada, e não terá toda a qualidade de projecção que poderia ter!

Mesmo com um projector mediano quando bem calibrado poderá ter uma imagem quase tridimensional!

Use esta imagem para poder calibrar o seu monitor (abra o link numa nova janela)

_DSC6182

depois de usar o teste da THX que pode sacar para o seu android ou encontrar em muitos DVD ou Blu-Ray que tenham o selo de qualidade da THX, poderá usar as duas imagens para confirmar a afinação que fez!

pep4esZYHv880ygySjifs5GJCeH0-W6zC1mJEN8pvzAXGE551EEo2Vqc8bM1BP4KXbkh900

No lado negro entre o 9 e o 10 tem um meio tom! assim como nos tons claros o meio tom entre o 0 e o 1 tem o seu monitor calibrado!

RGB_MULTI_SCHART_RGBColo

No entanto o Minix poderá dar uma ajuda preciosa! O fundo do seu android tem um gradiente azul Que poderá servir para verificar o contraste!

20131014165124128

Se encontrar bandas horizontais é sinal que o seu projector tem contraste a mais!

O grande problema que vai encontrar, é que de programa para programa de video vai encontrar afinações de base para o brilho e contraste diferentes. Portanto abra um teste de video como este que poderá encontrar no youtube.



Em vez de usar múltiplos programas para ver os seus filmes escolha aquele que melhor apresenta a imagem sem que fique sem as outras funcionalidades importantes como o som e a fácil navegação com o seu comando do Minix!

O que melhor se comporta globalmente falando em filme com  muito boa imagem, mas não a melhor de todas pois não tem filtos associados como o VLC, dando-lhe todos os tipos de som possível Mono, Stereo, Dolby Surround, Dolby Digital/AC3 e DTS é o RockVideoPlayer como pode ler no post anterior que publiquei. O RockVideoPlayer no entanto por ser um programa beta ou mesmo apenas experimental não suporta todas as codificações possíveis de DTS ou AC3/DD podendo mesmo não passar som.

No entanto o XBMC ou KODI dão-lhe o maior numero de funcionalidades mas ainda não suportam DTS ou DD e não tem a melhor imagem possível!

O MX Player  que já conta com aceleração por hardware, não tem um menu simples tipo árvore para lhe facilitar a pesquisa quando tem mais de 850 filmes na sua base de dados como eu tenho.

O VLC da-lhe a melhor imagem possível quando o filme é de grande qualidade, mas não suporta o DTS ou o DD, Tal como o anterior convertendo os mesmos para som stereo quando enviado por toslink. Caso use projector ou televisão vai precisar de rato para poder usar o vlc. É também o melhor player quando tem filmes com baixa resolução pois contem um filtro de  deblocking.

spdif-toslink1

Caso queira verificar a fundo todas as diferenças de imagem pode também usar o seguinte link para fazer os seus testes!

Dentro vai encontrar videos a 1080p de teste de imagem!

Leave a comment