Minix o novo vício!

Para aqueles que não conhecem O Minix não é uma droga, mas anda lá muito perto!

Como não conheço ninguém que goste de fotografia e não goste de cinema deixo este extra para todos os amantes da sétima arte.

Minix é um mini-computador que poderá servir como normal computador de casa ou como base de um cinema em casa, é baseado em Android e têm características excepcionais a um preço de arromba!

Devido ao preço, falarei agora do mais equilibrado dos muitos modelos que existem desta marca!

O Minix Neo X5 Mini

20130924112228724

 

Em20140527140657996bora pareça ter poucas ligações, o mesmo tem tudo o que precisa para ter o primeiro servidor de multimédia em sua casa!

 

20130924111346531

Duas portas USB em que poderá ligar um hub para ligar mais discos, uma entrada para cartões SD, uma saida hdmi com possibilidade de envio 1080p ac3 dts uma saida toslink para audio uma porta de rede mais Wi-Fi.

 

20131014165124128

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No fundo como podem ver não passa de um hardware Android como o seu telemovel mas com qualidades acima da média!

Conseguirá fazer com ele tudo o que faria com  o seu tablet ou mesmo com o seu computador portátil no entanto é barato, pequeno e eficaz.

20131014165212565

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As características dele são as seguintes!

Processor Dual-Core Cortex A9 Processor
GPU Quad-Core Mali 400
Memory 1GB DDR3
Internal Storage 8GB NAND Flash
Wireless Connectivity 802.11n Wi-Fi
OS Android™ Jelly Bean 4.2.2
Video Output HDMI™ 1.4b, Full HD 1080p
Audio Output HDMI™ 1.4b, two channels
Peripheral Interface RJ-45 Ethernet jack (10/100Mbps)
SD/MMC card reader (SD 3.0, MMC V4.41)
USB 2.0 port x 2,
IR receiver (remote included)
Power DC 5V, 2A adapter included (CE, FCC, CCC certified)
Supported Video Format AVI/RM/RMVB/MKV/WMV/MOV/MP4/WEBM/DAT(VCD format)
VOB(DVD format)/MPEG/MPG/FLV/ASF/TS/TP/3GP…etc
Supported Audio Format MP3/WMA/WMV/APE/OGG/FLAC/AAC…etc

No entanto pelo mesmo ter HDMI seria provável que o mesmo suportasse Ac3 e Dts de base! Mas não suporta! Quando comprei o equipamento por ver a porta HDMI achei que o mesmo tivesse ativo o Ac3 e o DTS.

Principalmente a compra do mesmo foi feita pela ligação Toslink que me interessou para poder ligar o meu amplificador de cinema em casa, e tirar partido do sistema que já tinha montado de 5,1.

No entanto nem o ac3 e o dts passa por toslink nem o minix é 1080p nativo saido de fabrica!

Mas vamos por partes!

A rom de android que vem instalada é de 720p e não de 1080p no entanto tem a hipotese de usar uma versão ampliada de 720p para 1080p nas definições de ecrã. No entanto não é mais que  uma ampliação! Para ter o Minix mesmo em 1080p tem de fazer uma troca da rom!

E para isso uma passagem por este forum arranja-lhe a ultima versão disponível!

Que é precisamente esta! c3bf302b9c94034a414301e23dcc8c93917cddf4

No entanto…. como em tudo na vida que usa novas tecnologias existe alguns entraves!

A mesma deixa as operações do Minix ligeiramente mais lentas! Mas tão pouco que ao fim de umas horas nem nota que ficou mais lento.

O Wi-Fi pareceu-me que deixou de funcionar! No entanto se está a instalar o Minix na sua rede de casa com vários computadores já ligados por cabo e fichas Rj45 mais vale mesmo ligar o minix pela rede física! Ganhará muito mais velocidade e estabilidade ao aceder á sua biblioteca em outros computadores da sua rede assim como terá ligações muito mais rápidas  de Internet!  No meu caso o minix consegue ligar á Vodafone fibra tão depressa quanto todos os outros computadores da rede!

Se planear logo de inicio ter o mesmo ligado ao seu router por Rj45 poupa logo um montão de problemas futuros!

O salto da qualidade de imagem é incrível! E com os programas de video certos instalados terá uma fluidez incrível!

Mas para isto precisa de cumprir vários pontos!

Primeiro Disco ou cartão SD bem rápidos a transmitir dados. Se conseguir passar 20mb/s perfeito. Se conseguir 50mb/s melhor ainda! Por uma questão de segurança e que passar pelo minix videos com qualidade muito alta, até 20gb por filme esqueça discos com 5400rpm passe logo para os 7200rpm. Isto porque se tiver o ficheiro de video partido em varias partes poderá sentir pausas no video enquanto o mesmo passa de uma localização para outra do disco!

Agora que tem o 1080p já nativo da sua maquina é tempo de conseguir ter o seu Minix a debitar DTS e Dolby digital para o seu amplificador!

De fabrica o Seu Minix vai passar o AC3 /DD / DTS para 2 canais, e o maximo que poderá retirar do mesmo é um dolby surround que conforme as variantes de software poderá passar de muito bom a tenebroso!

Depois de muita guerra com o xbmc vlc mx player que em muito não deu em nada depois de muitas pesquisas encontrei o seguinte link!

http://m.rsdamasceno.store.aptoide.com/app/market/android.rk.RockVideoPlayer/72/5359377/Video

um tal de RockVideoPlayer que nunca tinha ouvido falar,

Instalei, mas nunca vi o ícone para o utilizar! Inicialmente até pensei que seria um patch para o Mx Player mas nunca consegui ir buscar as instalações dos pach dentro do minix para as por a correr!

Para se usar o maldito a coisa complica!

Vão ás opcções do android / Som / seleccionem spdif passthrough depois usem o explorador do android para acharem o filme e ao selecionarem o mesmo usem o player com o seguinte ícone!

[​IMG]

Vantagens:
O som é verdadeiramente divino!

Desvantagens:

Caminho chato para uso corrente, e a qualidade de imagem é proporcional ao ficheiro que lhe metem, e mesmo assim não tem opções nenhumas!

Entretanto li que a versão 13 do XBMCZ corre ac3 e dts! Ainda não experimentei! http://www.mediafire.com/download/m2lqd991dpar379

O XBMC normal agora na versão beta Kodi 14 ainda não consegue correr ac3/Dolby Digital e muito menos DTS.

Agora que instalou tudo como deve de ser! Passe por este link!

Se conseguir ouvir o teste ac3 com o som a sair individualmente de casa um dos 6 canais, conseguiu montar  o seu sistema!

Neste momento temos dois importadores de Minix em Portugal

Chiptec

Global Data

Não esperem para já grande apoio dos mesmos pois eles para já, apenas vendem o produto, e tratam de garantias, Digo isto porque há data dirigi-me ás duas com questões sobre o audio do aparelho e nenhuma das duas lojas soube explicar, como resolver o problema do ac3 e dts e ambas me remeteram para os fóruns, pode ser que com o tempo a coisa mude de figura e tenhamos uma assistência técnica de qualidade para este produto que será o produto mais vendido dos próximos anos!

Perguntam-se porquê? Porque muitas empresas internacionais de televisão por cabo estão a planear terminar com as boxes e iniciar a distribuição da televisão directa por net!

Quer experimentar? Crie uma conta vodafone e instale a seguinte aplicação no seu minix!

Vodafone_TV_Net_Voz_01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado, está na altura de desfrutar do seu cinema em casa como deve de ser!

20130725173343821

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posteriormente irei postar aqui como efectuar a correcta calibração do seu projector de cinema em casa!

VLB

 

 

 

 

 

Leave a comment